Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PORQUE O NOME É CANARIO DA TERRA

O Nome: Canário da Terra
Não se pode confundir o nosso Canário da Terra com com os canários vistos em lojas de animais. Estes são os chamados "Canários do Reino", ou "Canários Belgas". O nosso Canário da Terra é o Sicalis Flaveola Brasilienses. Os Canário do Reino são os Canarius Sirenus. Estes últimos são muito diferentes dos Canários da Terra; de origem e família absolutamente distintos.
Segue uma explicação para as diferentes nomenclaturas. O "Canário do Reino" é um pássaro criado em cativeiro há séculos na Europa. Um dos que melhor se reproduz em gaiolas. A origem de seu nome é a seguinte: há um conjunto de ilhas no sul da Espanha que se chama "Ilhas Canárias". As ilhas receberam o nome de "Canárias" porque lá havia uma grande população de Presa Canário, que é uma raça européia de cães.
Nesta ilha havia muitos destes pássaros (Canarius Sirenus) e eles acabaram recebendo o nome de "Canários" porque só existiam nas "Ilhas Canárias".
Quando os europeus chegaram às américas (particularmente ao Brasil), trouxeram estes exemplares de pássaros. Mas algum tempo depois eles notaram na nossa fauna uma outra espécie, também notável pelo seu canto. Tanto que também apelidaram esta ave de "Canário".
Mas para que houvesse distinção entre o canário criado na Europa e o canário que já havia aqui, eles procederam da seguinte forma: o canário originário da Europa recebeu o nome de "Canário do Reino". Em alguns lugares do Nordeste do Brasil ele é inclusive chamado de "Canário do Império". O canário que já havia no Brasil foi chamado de "Canário da Terra".
No nordeste do Brasil havia muitos holandeses e belgas. E os responsáveis por trazer estes canários da Europa para as regiões do nordeste do país foram os belgas. Daí a razão de o Canário do Reino ser chamado de "Canário Belga" em muitos lugares (apesar de ser originário da Espanha).
Há também uma curiosidade no que toca ao nome do Canário da Terra entre os índios brasileiros. Eles chamavam o Canário da Terra de Guiranheemgatu, cujo significado é "pássaro de canto bom". Este nome que os nativos davam ao Canário da Terra era por causa do volume da cantoria do canário (que podia ser escutado a longas distâncias).

Um comentário:

  1. O estudo e apresentação, se verdadeiro, é esclarecedor e excelente. Parabéns ao autor!

    ResponderExcluir